quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Atividades sobre o filme: A cor do Paraíso


O filme possibilita trabalhar muitas questões de valores e pode ser utilizado também para ajudar os alunos a construir uma boa interpretação de texto. abaixo produzi algumas atividades que podem ser utilizadas e adaptadas para este filme. Para respondê-las poderá ler a resenha que está disponível no marcador resenhas, ou clique aqui!


01) Marque a alternativa que apresenta o nome verdadeiro do protagonista do Filme: A cor do Paraíso.

a) Elham Sharifi
b) Farahnaz Safari
c) Mohsen Ramezani
d) Hossein Mahjub
e) Nenhuma das respostas acima

02) Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira. 

(a) Hossein Mahjub
(b) Salime Feizi
(c) Mohsen Ramezani

(___) Vivia com tranquilidade buscando uma interação com a natureza e a fé apesar de sofrer muito com os preconceitos.
(___) Trabalhadora. Essa pessoa não tinha medo de trabalhar e buscava amar e valorizar o dom que Mohammad tinha.
(___) Enfrentou algumas dificuldades com o filho, mas teve oportunidades de ligar novamente esse amor quando o viu sem vidas em seus braços.

03) O jovem Mohammad queria poder desabafar sua tristeza com Alá. Ele imaginava esse encontro todos os dias. Disse isso quando chorava ao contar sua história para o marceneiro. E nesse momento ele se lembrou de uma frase que seu professor tinha dito. Aponte a alternativa que apresenta a frase que Mohammad aprendeu com seu professor. 

a) Que Alá não gosta de cegos, pois a comunidade islâmica tem preconceitos.
b) Que o cego deve aprender a viver sozinho para não incomodar ninguém.
c) Que as escolas para cegos são mais importantes que as escolas tradicionais.
d) Que Alá ama mais os cegos porque não podem vê-lo.
e) Alá é visível e todas as pessoas podem vê-lo, menos os cegos.

04) De acordo com o segundo parágrafo do texto (a resenha) a linha condutora da história é: 

a) Sobre a morte da mãe de Mohammad que não teve tempo para se despedir do filho.
b) Todo pai aceita seu filho como ele é e Mohammad é uma exceção.
c) Que todo segundo casamento é bem-vindo mesmo com crianças deficientes no lar.
d) Sobre a relação entre pai e filho, as alegrias e dificuldades de uma relação baseada no preconceito.
e) Nenhuma das respostas acima.

05) Vamos lembrar do que aprendemos no filme sobre as alegrias e sofrimentos. Que todo sofrimento que temos em nossa vida pode nos ensinar alguma coisa boa. Coloque no quadro abaixo cinco sofrimentos e ao lado as alegrias (ou aprendizagens) que podemos ter com cada um deles.


SOFRIMENTOS
ALEGRIA/APRENDIZAGEM




















Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...