sábado, 21 de setembro de 2013

Atividades sobre o Filme: E seu nome é Jonas


Abaixo seguem algumas atividades que poderão ser adaptadas para trabalhar algumas questões do filme: E seu nome é Jonas. Estas foram trabalhadas com estudantes do 7º Ano. Como base para respondê-las eles assistiram o filme e leram a resenha que escrevi que podem ser acessadas clicando em: Filme / Resenha.

01) Marque a alternativa que apresenta o nome verdadeiro do protagonista do filme E seu nome é Jonas.

a) Sally Struthers
b) Richard Michaels
c) James Woods
d) Jeff Bravin
e) Nenhuma das respostas acima

02) Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira.

(a) Oralismo
(b) Língua de Sinais
(c) Linguagem Mista

(___) É uma linguagem que emprega simultaneamente palavras escritas ou faladas e imagens.
(___) É um exemplo de emprego da linguagem não-verbal. Há um uso de gestos para se comunicar.
(___) Consiste em ensinar as crianças a falar, ler lábios, para que possam se comunicar com ouvintes.

03) Qual o sentido da frase: “Após descobrir que o diagnóstico não era compatível com a realidade do garoto...”

a) Que o diagnóstico não era próprio para crianças da idade de Jonas.
b) Jonas não conseguia compreender seu diagnóstico, por isso era surdo.
c) O diagnóstico estava errado. Afirmava uma coisa enquanto era outro o problema.
d) Quem descobriu o erro foi o próprio Jonas e seu pai, por isso o buscou no hospital.
e) Jonas não teve nenhum diagnostico, pois era considerado retardado.

04) Inclusão Social é um termo amplo, utilizado em contextos diferentes, em referência a questões sociais variadas. De modo geral, o termo é utilizado ao fazer referência à inserção de pessoas com algum tipo de deficiência às escolas de ensino regular e ao mercado de trabalho, ou ainda a pessoas consideradas excluídas, que não tem as mesmas oportunidades dentro da sociedade. De acordo com filme houve inclusão social quando:

a) Jonas foi internado no hospital, pois aprendeu a cuidar bem de si.
b) Jonas ganhou de presente uma bicicleta e pode interagir com outras crianças.
c) Jonas conheceu a língua de sinais e pode se comunicar com a sociedade em geral.
d) Jonas foi forçado a falar, fruto da escola que apresenta o oralismo como solução social.
e) Nenhuma das respostas acima.


05) Qual o sentido da frase: “...Dessa forma Jonas teve a partir do contato com a língua de sinais a possibilidade de viver como uma criança normal”. Explique em no mínimo 5 linhas.

06) No filme foi apresentado duas formas de se ajudar as pessoas com surdez. Jonas tentou as duas, mas somente uma foi proveitosa a ele. Responda as questões abaixo.

a) Quais as duas formas apresentadas no filme e no texto (resenha)?

b) Qual a forma que Jonas aproveitou mais? Explique.

c) O que você pode aprender com o Filme: E seu nome é Jonas? Descreva em no mínimo 5 linhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...